x
Acesso à Informação

Comunica??o

TV ?Paran? vai transmitir aulas de Arte, Portugu?s e Matem?tica para o Enem

Quinta-feira, 26 de setembro de 2013


Ouvir matéria

A TV éParaná transmite neste sábado (28) a segunda edição do Programa Gabaritando Enem. A atração é apresentada por professores da rede estadual de ensino, como preparação para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e vai ao ar das 12h às 13h30. Nesta segunda edição serão apresentadas aulas das disciplinas de Arte, Português e Matemática.

Na aula de Arte, o professor Geraldo Honorato vai abordar temas como o Impressionismo, Expressionismo, Cubismo e movimentos artísticos do século XXI. Em Língua Portuguesa, a professora Cida Grecco vai falar sobre leitura, gêneros textuais e interpretação de texto. Na disciplina de Matemática, o professor Oswaldo Pregolini vai explicar trigonometria e ângulos notáveis. No dia 21 de setembro foi ao ar a primeira edição do Gabaritando, com as aulas de Física, Química e Biologia.

O Gabaritando Enem é uma parceria das secretarias estaduais de Educação e de Comunicação Social para produzir e levar ao ar conteúdos relativos ao Exame Nacional do Ensino Médio para a TV pública do Paraná. “É um projeto que vai ajudar muitos alunos a melhorarem o desempenho nas provas, e acima de tudo mostrar para a sociedade a qualidade dos nossos professores”, destaca o secretário de estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

PROGRAMAÇÃO – Os programas serão apresentados aos sábados, até 19 de outubro, uma semana antes do Enem, marcado para 26 e 27 de outubro. Após a exibição nos sábados, os programas são reprisados durante a semana na programação da éParaná.

Para assistir ao vivo pela internet basta acessar www.rtve.pr.gov.br. As aulas poderão ser vistas também pelo Youtube.

Além de poder acessar o conteúdo pela internet, um pacote de dicas e questões comentadas por técnicos das disciplinas, do Departamento de Educação Básica, entram na grade de programação da TV éParaná, e também durante o éAgora, da rádio FM na frequência 97,1.

Os estudantes podem assistir também aos aulões quantas vezes quiserem, pelo portal www.diaadia.pr.gov.br. Além disso, as “Dicas Quentes do Enem” ficam à disposição das emissoras via Aerp Notícias, que abrange as emissoras de rádio do Estado.

Os programas foram gravados no Colégio Estadual do Paraná, durante as aulas preparatórias para o Enem. São exibidas três disciplinas por sábado, cada uma com meia hora de duração. No último sábado, dia 19 de outubro, será veiculado um episódio especial para os professores responderem questões de alunos enviadas pelo twitter pelo código #GabaritandoEnem.

EXAME – O Enem é realizado uma vez por ano e tem cinco provas, quatro com questões de múltipla escolha e redação. A nota pode ser usada para processos seletivos como vestibulares de instituições públicas e particulares. O exame é obrigatório para estudantes interessados em disputar vagas em 100 instituições federais e estaduais de ensino superior, participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Devem se inscrever para a prova vestibulandos que pretendem cursar a faculdade em uma instituição particular com bolsa de estudos parcial ou integral do Programa Universidade para Todos (Prouni).

SERVIÇO: Dias de apresentações do Gabaritando no Enem na éParaná das 12h às 13h30:

21/9: Física, Química e Biologia.

28/9: Arte, Português e Matemática.

5/10: Espanhol, Redação e Inglês.

12/10: Sociologia, Filosofia, História e Geografia.

19/10: Perguntas/respostas (episódio especial).

Fonte: Agência de Notícias do Estado

 Veja Também