x
Acesso à Informação

Educa??o

Governo e munic?pios querem ampliar a?es da Educa??o de Jovens e Adultos

Sexta-feira, 06 de dezembro de 2013


Ouvir matéria

A Secretaria de Estado da Educação, em conjunto com os 399 secretários municipais de Educação do Paraná, articulam propostas para alfabetização e o ingresso e permanência de jovens e adultos na escola. O debate é realizado no Encontro Estadual de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Foz do Iguaçu, que acontece até esta sexta-feira (6).

Uma das principais propostas é que cada secretário municipal de Educação articule uma agenda local de mobilização permanente. O foco é identificar e incentivar pessoas não alfabetizadas ou precariamente escolarizadas a se inscreverem no programa Paraná Alfabetizado ou a se matricularem em escolas municipais.

Durante o encontro, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre o currículo da EJA, alfabetização e continuidade na escolarização, financiamento e formação de educadores.

No município de Santa Fé, na região Norte do Estado, há 11 mil habitantes e quase 10% da população necessita superar o analfabetismo. Para a secretária municipal de Educação, Elide Terezinha Roncaglia Yabuschita, o grande desafio é trazer para a sala de aula esses alunos que por alguma razão não se alfabetizaram ou abandonaram os estudos. “O encontro acrescenta muito e ajuda a sanar algumas dificuldades dos gestores”, disse.

“São trabalhadores e pais de nossos alunos que precisam da escolarização para o seu desenvolvimento pessoal e também para ter novas oportunidades de trabalho e renda, possibilitando o desenvolvimento de nossos municípios”, disse a chefe do Departamento da EJA da Secretaria da Educação, Marcia Leonora Dudeque.

EXEMPLO - No Colégio Estadual Arnaldo Busatto, em Foz do Iguaçu, são 250 alunos que frequentam as turmas da Educação de Jovens e Adultos e a desistência é pequena. “Temos pouca desistência porque integramos os alunos da EJA com os demais estudantes da escola. São alunos jovens e idosos que participam de todas as atividades que o colégio organiza, como apresentações e feira do livro”, contou a pedagoga Edila Cristiane da Silva de Oliveira.

No mês passado, a Secretaria da Educação organizou também o Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos, com a participação de alfabetizadores, alunos, equipes da EJA dos 32 Núcleos Regionais de Educação.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também