x
Acesso à Informação

Economia

Abertura de empresas cresce 11% no Paran? no primeiro trimestre do ano

Segunda-feira, 28 de abril de 2014


Ouvir matéria

O Paraná fechou o primeiro trimestre de 2014 com um aumento de 11,42% no número de aberturas de empresas na comparação com o mesmo período de 2013. De acordo com pesquisa feita pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), de janeiro a março deste ano foram criados 28.051 empreendimentos, contra 25.176 dos três primeiros meses de 2013. 

Segundo o relatório estatístico da Jucepar, dos empreendimentos abertos de janeiro a março de 2014 no Estado, 22,3% deles foram registrados em Curitiba. Outros municípios que se destacam quanto ao número de novas empresas são Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. 

Os dados da Junta Comercial mostram, ainda, que só no mês de março 335 empresas foram registradas, em média, por dia, entre microempreendedores individuais - aqueles que se registraram diretamente no portal do empreendedor (MEI) - e registros protocolados na Jucepar, o equivalente a uma empresa formalizada a cada quatro minutos. 

De acordo com o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, o aumento de microempreendedores individuais reflete os esforços do Governo do Estado em incentivar a atividade empresarial e a cultura empreendedora no Paraná. “Para dar suporte a esse crescente empreendedorismo, nosso maior esforço é pela simplificação e modernização do processo de abertura da empresa, reduzindo os prazos e desburocratizando processos”, aponta. 

Entre os esforços da Jucepar nesse sentido destacam-se os investimentos em tecnologia da informação e o trabalho de integração com as prefeituras e órgãos de licenciamento. "Conforme orientação do governador Beto Richa, estamos fazendo um esforço concentrado para que as micro e pequenas empresas, por exemplo, sejam dispensadas do licenciamento prévio. Com isso, acreditamos que será possível reduzir o tempo de abertura de uma empresa para cinco dias, nas 12 maiores cidades do Paraná, até o fim de 2014", destaca. 

SETORES - Entre os setores que apresentaram maior atividade nos três primeiros meses de 2014, a Junta Comercial constatou que, nas cinco principais cidades do Estado – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa – houve a liderança do comércio de varejo e atacado, responsável pela abertura de 3.782 novas empresas. 

Os seguimentos da construção civil e alimentício também estão entre os setores que mais abriram empresas nestes municípios, com 664 e 248 novos empreendimentos, respectivamente. 

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também