x
Acesso à Informação

Sa?de

Paran? atinge meta e amplia vacina??o contra a gripe para mais crian?as

Quarta-feira, 21 de maio de 2014


Ouvir matéria

O Paraná é o primeiro estado a atingir a meta da campanha de vacinação contra a gripe. Até a manhã desta segunda-feira, 2,2 milhões de paranaenses já haviam sido vacinados, o que representa 80% do público-alvo da campanha. Após o bom desempenho, o Estado definiu que, a partir de agora, crianças com idade entre 5 e 6 anos completos também poderão receber a dose gratuitamente nas unidades básicas de saúde. 

A decisão foi tomada pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e está embasada em uma recomendação da Comissão Estadual de Infectologia, formada por representantes do Governo do Estado e sociedades médicas do Paraná. 

Caputo Neto afirmou que a medida deve beneficiar mais de 300 mil paranaenses nesta faixa etária. “Com isso, vamos avançar ainda mais na proteção das nossas crianças, que têm maior risco de contrair a doença”, disse ele. Para receber a dose, basta o responsável levar a criança a uma unidade de saúde, portando um documento de identificação ou a carteirinha de vacinação do menino ou da menina. 

VACINAÇÃO CONTINUA - Apesar de a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde ter sido atingida, a vacinação continua nas unidades de saúde para que sejam atingidos pelo menos 80% de cobertura, de todos os grupos de risco. O grupo das gestantes é o que mais preocupa, pois até agora apenas 62% delas foram imunizadas. 

Além das gestantes e crianças com idade até seis anos completos, também têm direito à vacina: idosos com mais de 60 anos, mulheres com pós-parto de até 45 dias, doentes crônicos, trabalhadores de saúde, indígenas, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional. 

2,5 MIL UNIDADES - Em todo o Estado existem 2,5 mil unidades de saúde à disposição da população pertencente ao público-alvo da campanha. “A população contemplada deve procurar logo a unidade de saúde porque a imunidade só ocorre 15 dias após a aplicação”, enfatiza o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. 

Ele explica que o objetivo agora é alcançar o total do público-alvo da campanha - cerca de 2,9 milhões de paranaenses. “O Paraná tem tradição em atingir altos índices de vacinação contra a gripe. No ano passado chegamos a 93% do público-alvo vacinado ao final da campanha”, explica o superintendente. 

A vacina protege contra os três sorotipos virais que mais causam a gripe no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Ele afirma que a vacinação dos grupos de risco reduz em 45% o número de internações por pneumonia e em até 75% o número de mortes em decorrência da gripe. 

CRÔNICOS – Aproximadamente 413 mil doentes crônicos já receberam a vacina contra a gripe. No entanto, a estimativa feita a partir da campanha do ano passado é que existam 640 mil doentes crônicos no Paraná. 

Para receber a dose, o doente crônico deverá comprovar que tem direito à vacina apresentando prescrição médica de indicação da dose ou receita do medicamento de uso contínuo utilizado em seu tratamento. Caso o paciente não tenha nenhum desses documentos, a orientação é que ele vá à unidade onde recebe tratamento e solicite ao profissional de saúde que verifique seu cadastro nos programas de acompanhamento do Sistema Único de Saúde.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também