x
Acesso à Informação

Seguran?a

Prova te?rica de dire??o passa a ter quest?es sobre ciclistas

Terça-feira, 19 de agosto de 2014


Ouvir matéria

A partir desta terça-feira (19), Dia Nacional dos Ciclistas, os candidatos que fizerem o teste teórico de direção para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Paraná terão de saber, obrigatoriamente, conteúdos de legislação de trânsito e direção defensiva envolvendo bicicletas e ciclistas. O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) ampliou o número de questões sobre o tema e pelo menos uma das 30 questões do teste devem abordar o assunto. 

A mudança atende um pedido feito por cicloativistas, que participaram da construção de novas perguntas. Ao todo a Comissão Revisora do Banco de Questões do Detran e representantes da Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) formularam 15 questões com base no Código de Trânsito Brasileiro. Somadas as 25 já existentes, serão 40 perguntas sobre bicicletas no banco de questões. 

“As provas do Detran são geradas por sorteio aleatório com base em um banco de dados com quase 1,6 mil questões. Antes, apenas 25 se referiam diretamente sobre bicicletas, ciclistas ou ciclovias. De tal forma que a probabilidade de um motorista responder uma questão sobre a bicicleta no trânsito era de aproximadamente 2%. Ou seja, de cada 70 provas aplicadas, apenas uma acabava recebendo esse tipo de conteúdo”, lembrou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

Para o coordenador de projetos da CicloIguaçu, Luís Claudio Brito Patrício, a mudança na prova deve gerar uma mudança na formação dos condutores. “A bicicleta está cada vez mais presente no cenário urbano e é um dos elos mais fracos da corrente. Por mais que haja uma boa infraestrutura, a educação e boa convivência são fundamentais. Eu acredito que a maioria esmagadora de condutores são bem-intencionados e buscam evitar acidentes, mas a falta de informação pode ser um problema”, disse. 

“Nesse sentido, a ampliação das questões referentes aos direitos e deveres da bicicleta no trânsito vai ser um grande avanço em disseminar regras básicas para motoristas como: Manter a distância lateral de 1,5m e para ciclistas como: Não pedalar na contramão e em calçadas, e vão estar presente no dia a dia de todos os candidatos a condutores”, completa. 

A iniciativa paranaense já serve de modelo a outros estados. O Detran de Pernambuco se inspirou e formulou 13 perguntas envolvendo bicicleta para incluir no conjunto de questões do exame teórico. 

TESTES – Para chegar ao resultado final, foi realizada a análise e revisão das 19 perguntas já existentes na base do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e das seis questões do Detran Paraná. Na sequência, leitura, análise e revisão das 15 novas questões. 

Antes de começarem a ser cobradas, as perguntas foram testadas no Curso de Reciclagem para Condutores Infratores. O objetivo foi de avaliar o grau de dificuldade e entendimento dos enunciados. Só depois de serem consideradas apropriadas foram incluídas no Banco de Dados do exame teórico de direção. 

CARTILHA – O Detran Paraná também produziu 200 mil exemplares de uma cartilha com dicas e orientações sobre a convivência com a bicicleta, com artigos do CTB sobre o uso da bicicleta no tráfego para orientação aos ciclistas e também aos motoristas. O conteúdo foi provido pela ONG Transporte Ativo, que cedeu o material e os direitos autorais. 

A estudante Zayane Fandrade, de 22 anos, foi aprovada no exame teórico de direção no último mês e considera essencial trazer esta reflexão para os novos candidatos. “Muitas vezes os motoristas ignoram a existência dos ciclistas. É bom começar desde cedo essa inclusão. Acredito que os ciclistas e motoristas devem aprender a se respeitar”, disse.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também