x
Acesso à Informação

Educa??o

Come?am nesta segunda as inscri?es para o Sisu

Terça-feira, 20 de janeiro de 2015


Ouvir matéria

Os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever a partir desta segunda-feira (19), no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas ofertadas pelas quatro universidades públicas de ensino superior do Paraná. 

Dentre essas, estão inseridas no sistema a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). As inscrições poderão ser feitas até esta quinta-feira (22) no sisu.mec.gov.br. 

A partir deste ano, a Unespar aderiu ao Sisu como critério de seleção para todos os seus sete câmpus (Apucarana, Curitiba I, Curitiba II, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória). A instituição disponibiliza 50% do total de vagas existentes neste sistema, exceto para os cursos que exigem Prova ou Teste de Habilidade Específica, como é o caso de alguns cursos do Câmpus Curitiba I (Embap) e Câmpus Curitiba II (FAP). As vagas que não forem preenchidas pelo Sisu serão repassadas para os candidatos que se inscreveram para a chamada de vagas extraordinárias, obedecendo a ordem de classificação. 

A outra universidade que aderiu a este sistema de seleção para o ano letivo de 2015 foi a Unicentro. Com isso, 50% das vagas serão preenchidas por alunos participantes do Sisu. A outra metade para os aprovados nos concursos vestibulares (40%) e os participantes do Programa de Avaliação Continuada (10%). 

A Universidade Estadual do Norte do Paraná aderiu ao Sisu com a oferta de 10% das vagas de cursos de graduação dos câmpus de Cornélio Procópio e Jacarezinho. Letras Português/Espanhol - licenciatura e Pedagogia são os que mais oferecem vagas, ambos com 26 cada. 

Para o ano letivo de 2015, a Unioeste, pioneira entre as instituições estaduais de ensino superior, manteve sua participação no sistema utilizando 50% das vagas dos cursos de graduação disponibilizadas para ingresso pelo Sisu e 50% pelo Vestibular. 

O resultado do Enem foi divulgado no dia 13 no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para ter acesso, os candidatos precisarão do número de inscrição ou do CPF e da senha criada na hora da inscrição. 

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2014. É necessário que o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição. 

Fonte: AEN

 Veja Também