x
Acesso à Informação

Educação

Resultado das eleições para diretor já é conhecido em 85% das escolas

Terça-feira, 08 de dezembro de 2015


Ouvir matéria

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná já apurou o resultado da eleição para diretor em 1.833 escolas estaduais. Destas, 1.802 já têm diretores eleitos, o que representa 98,47% das apuradas e 85,80% do total de 2,1 mil escolas estaduais. O resultado ainda é parcial, pois os recursos estão em análise e os Núcleos Regionais de Educação seguem repassando os dados para a secretaria. 

Do total das 1.833 escolas apuradas até a tarde desta segunda-feira (7), 12 unidades terão segundo turno, pois nenhuma chapa atingiu a maior parte dos votos. Isto representa 0,65% das apuradas. 

Em outras 19 unidades de ensino (1,04% das apuradas) uma nova consulta precisará ser feita, pois não foi atingido o quórum mínimo de 35% dos votantes. 

A nova consulta será no dia 18 de dezembro. O processo de escolha dos diretores foi realizado em 3 de dezembro e envolveu as 2,1 mil escolas estaduais. A votação aconteceu de forma tranquila e a principal mudança neste ano foi o voto universal, com o mesmo peso para professores, funcionários, pais e estudantes com mais de 16 anos. 

O mandato é de quatro anos e o diretor terá o trabalho avaliado pela comunidade, com metas para cumprir. Após dois anos, o Conselho Escolar, formado por alunos, pais, professores e funcionários, fará uma avaliação do cumprimento das metas e da prestação de contas. 

Segundo o presidente da Comissão Consultiva Geral, que coordenou as eleições, Eziquiel Menta, a consulta de diretores e auxiliares foi um exercício de cidadania. 

“Foi uma oportunidade para a comunidade escolar vivenciar na prática a democracia para escolha de seus gestores. Para muitos de nossos alunos esta foi a primeira experiência, o primeiro voto. Tivemos uma grande participação da comunidade escolar e os professores e funcionários, em sua maioria, deram exemplo de como deve ser uma eleição séria e democrática”, conta Eziquiel. 

Durante o processo, todos os candidatos tiveram oportunidade de apresentar seus planos de ação. “Agradeço, em nome da Comissão Consultiva, a todos os envolvidos neste processo e pela experiência única que vivenciamos ao exercer a democracia em nossas escolas”, diz Eziquiel. 

HISTÓRICO – Em novembro de 2014, a Assembleia Legislativa aprovou a proposta do Governo do Estado para prorrogar a eleição de diretores para 2015. 

Na época, a decisão de alteração da lei atendia a uma solicitação dos professores, que tiveram em 2014 um ano letivo comprometido por vários eventos, como a Copa do Mundo, a paralisação da categoria e enchentes em algumas regiões do Paraná. O calendário escolar ficou bastante prejudicado. Os diretores tinham receio de que, naquele momento, o processo de escolha prejudicasse o andamento dos trabalhos pedagógicos. 

No projeto de lei enviado em 2015 à Assembleia Legislativa foram propostas mudanças importantes, como a do voto universal e a exigência de que o candidato a diretor apresente um Plano de Ação, a ser avaliado pela comunidade escolar no transcorrer da gestão. O projeto de lei foi aprovado pelos deputados estaduais e a lei foi sancionada em 13 de outubro de 2015. 

Fonte: AEN - Agência Estadual de Notícias

 Veja Também