x
Acesso à Informação

Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue em Manoel Ribas

Segunda-feira, 14 de março de 2022

Última Modificação: 14/03/2022 18:15:43 | Visualizada 85 vezes


Ouvir matéria

Com o apoio do Departamento de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Manoel Ribas está realizando um mutirão no município para conscientizar a comunidade e eliminar os possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Os trabalhos seguem até sexta-feira (18/03).

Os Agentes de Combate a Endemias estão mobilizados para a força-tarefa. Eles estão recolhendo todo o material que acumula água e foi descartado pelos moradores, e levando ao Aterro Sanitário para a classificação e separação dos mesmos. Depois realizam a aplicação de larvicidas e inseticidas para eliminar e evitar a proliferação do mosquito.

Com a chegada do período chuvoso, é possível que o mosquito se prolifere com mais facilidade, tendo em vista que o ovo deste inseto sobrevive por meses esperando o momento propício. Os meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março são especialmente perigosos pelo volume de água.

O acompanhamento do nível de infestação do mosquito é realizado a cada 3 meses, 4 vezes ao ano, para manter o índice em um patamar aceitável, para que não ocorra uma epidemia na cidade.

 

Orientações gerais para a população

Mantenha a limpeza de calhas, lajes, pratos de vasos de plantas, bebedouros de animais, bandejas de geladeira, baldes e regadores. É importante eliminar ainda latas, pneus velhos, frascos plásticos, entre outros objetos que possam acumular água.

Fonte: Redes Sociais da Prefeitura Municipal de Manoel Ribas

 Galeria de Fotos

 Veja Também