x
Acesso à Informação

Jogos de guerra

Computador do filme "Jogos de Guerra" ser? colocado ? venda

Sexta-feira, 16 de abril de 2010


Ouvir matéria

Thomas Todd Fischer, proprietário do aparelho e mantenedor do site IMSAI.net (www.imasai.net) anunciou que o plano de vender o dispositivo ainda está em fase de negociação, mas que deve sair do papel em breve. A informação é do blog Original Prop.

O IMSAI 8080, juntamente com o MITS Altair 8800 e mais alguns outros microcomputadores da década de 70, é considerado o precursor dos computadores pessoais modernos. Lançado em 1975, era um clone do Altair.

O processador era o Intel 8080, que serviu de base para o lendário Z80 da Zilog ("cérebro" de grande parcela dos computadores pessoais vendidos no mundo na década de 80) e para o 8086, que equipava o primeiro IBM-PC e é o tararavô dos modernos Core 2 e Atom, da Intel. O IMSAI e o Altair podem, portanto, ser considerados, sem exagero, antepassados diretos dos PCs modernos - inclusive dos atuais Macs.

Fischer diz em seu site que o IMSAI 8080 usado no filme é considerado um dos cinco melhores computadores de filmes de todos os tempos, sendo o único produto da lista realmente comercializado. Para ele, o computador deve ser preservado como uma "peça de significado histórico", já que seu surgimento, em meados dos anos 70, "contribuiu significativamente para uma nova tecnologia digital".

Ainda de acordo com o Original Promp Blog, o dispositivo foi avaliado em cerca de U$25 mil, tornando-se o computador pessoal mais caro do mundo. Os detalhes da venda do produto estão sendo tratados com o renomado curador de computadores Sellam Ismail.

O trailer original do filme, considerado um clássico do mundo geek e onde o IMSAI figura em destaque, pode ser visto pelo link bit.ly/war_games.

 

Fonte: Terra

 Veja Também