x
Acesso à Informação

50% dos voos cancelados

Mais de 50% dos voos s?o cancelados por nuvem na Europa

Sexta-feira, 16 de abril de 2010


Ouvir matéria

Quase 17 mil voos previstos para esta sexta-feira no espaço aéreo europeu serão cancelados em consequência da nuvem de cinzas desprendida por um vulcão na Islândia, ou seja, mais da metade dos 28 mil programados em um dia normal, anunciou o organismo europeu Eurocontrol. O Eurocontrol, responsável pela segurança aérea no continente, acredita que apenas 11 mil voos serão efetuados durante a sexta-feira. A respeito das viagens transatlânticas, dos 300 voos previstos da América do Norte para a Europa nesta sexta-feira, estão garantidos apenas entre 100 e 120.

Na Holanda, o tráfego aéreo foi totalmente suspenso no aeroporto de Amsterdã-Schipol, pela nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão situado na cúpula da geleira Eyjafjälla.

"Durante as próximas horas, nenhum avião aterrissará ou decolará de Schipol", se limitou a dizer à imprensa o porta-voz do aeroporto, que não informou quando se levantará a medida. Na França, 25 aeroportos deixaram de operar, entre eles os três de Paris, Roissy-Charles de Gaulle, Orly e Le Bourget, que permanecerão fechados pelo menos até as 9h desta sexta, pelo horário de Brasília.

Situação semelhante vive a Alemanha, que tem dez aeroportos fechados, entre eles o de Frankfurt, o maior do país. Também não operam os dois aeroportos de Berlim (Tegel e Schönefeld) e os terminais de Hamburgo, Düsseldorf, Hannover, Brêmen, Münster, Colônia e Leipzig.

Segundo a porta-voz da segurança aérea, Kristine Kelek, a decisão foi tomada a partir das imagens dos radares meteorológicos que mostram como as cinzas do vulcão se deslocam em direção ao sul.

A Autoridade de Aviação Civil da Suécia anunciou a abertura parcial de seu espaço aéreo, mas apenas no norte do país. A movimentação na região tinha sido cancelada na quinta-feira. Nos outros países escandinavos, seguem as restrições totais.

Na Noruega, primeiro país a fechar seu espaço aéreo na quinta-feira, todos os voos seguem suspensos pelo menos até 9h (de Brasília), e a companhia aérea escandinava SAS informou que não haverá nenhuma conexão aérea com aterrisagem ou decolagem na Noruega até uma hora depois.

A finlandesa Finnair informou que o aeroporto de Helsinque permanecerá fechado até a tarde de sábado, e seus voos estão suspensos pelo menos até as 9h. O espaço aéreo dos três países bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia, também está fechado.

O aeroporto internacional Zaventem, em Bruxelas, confirma em seu site que todos os voos foram cancelados, tanto para pousos quanto para decolagens. Os principais aeroportos da Polônia, à exceção dos de Cracóvia e Rzeszów, no sul do país, permanecem fechados.

A situação poderia dificultar a chegada dos chefes de Estado e do governo de todo o mundo, incluindo o presidente americano, Barack Obama, ao enterro do presidente polonês Lech Kaczynski e de sua esposa, Maria, marcado para domingo.

 

Fonte: Terra

 Veja Também