x
Acesso à Informação

Contabilidade p?blica

Gestores de Maring? recebem capacita??o sobre mudan?as na contabilidade p?blica

Terça-feira, 14 de setembro de 2010


Ouvir matéria

Jornada de Orientação Técnica tem como alvo gestores e técnicos da administração pública municipal (Executivo e Legislativo) de 30 municípios da Região Norte e abordará as mudanças a serem implantadas na contabilidade pública brasileira até 2013. Inscrições, gratuitas, estão abertas no site do Tribunal
Nas próximas quarta e quinta-feira (15 e 16 de setembro), analistas da Diretoria de Contas Municipais (DCM) do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) apresentam, em Maringá (Norte do Estado), uma nova Jornada de Orientação Técnica. O evento, que tem como público gestores e técnicos das prefeituras e Câmaras da região, abordará as mudanças a serem implantadas na contabilidade pública nacional até 2013. “Neste momento de transição, é importante que eles possam fazer a migração sem sobressaltos”, observa Mario Antonio Cecato, diretor de Contas Municipais do TCE.

A contabilidade pública brasileira está atravessando um momento de adequação às normas internacionais. Para tanto, foi estabelecido um cronograma. União, estados e o Distrito Federal terão de atuar dentro das novas regras até 2012. No ano seguinte, todos os entes da Federação – municípios inclusive – deverão estar em conformidade com a legislação. As diretrizes foram estabelecidas em portarias da Secretaria do Tesouro Nacional.

Com o objetivo de informar e capacitar os gestores públicos em relação às novas regras, os servidores do Tribunal de Contas têm percorrido todo o Paraná. O mesmo conteúdo aplicado aos administradores dos municípios de Maringá e Região será ministrado aos gestores públicos das regiões de Cianorte, Pato Branco e Telêmaco Borba. O seminário tem a coordenação da Escola de Gestão Pública do TCE.

A Jornada em Maringá é aberta aos integrantes da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense: Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Flórida, Floresta, Iguaraçu, Itambé, Itaguajé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Melo, Nova Esperança, Nossa Senhora das Graças, Ourizona, Paiçandu, Paranacity, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, Sarandi, São Jorge do Ivaí e Uniflor.

Mario Antonio Cecato, diretor da Diretoria de Contas Municipais, diz que a Jornada é uma “oportunidade para que os gestores públicos possam tirar dúvidas e buscar orientações para a elaboração da prestação de contas, já que estamos num final de exercício e em breve toda esta documentação deverá ser encaminhada ao Tribunal”.
A Jornada tem carga horária de 16 horas. Em Maringá, acontecerá no Auditório Dona Etelvina, Bloco 7, do Centro Universitário de Maringá (Cesumar). O endereço é Avenida Guedner, 1.610, Jardim Aclimação. O encontro começa às 8h30 e termina às 17h30.

O conteúdo programático do seminário é constituído dos seguintes temas: “PCA 2009 – Panorama da análise e dados estatísticos”, com informações sobre a transição do processo físico para o virtual e análise da gestão fiscal; “A contabilidade pública rumo à conversão às normas internacionais”; “Os instrumentos de planejamento do SIM-AM” e “SIM-AM – Controles no processo de consolidação”, que vai abordar aspectos como gestão/orientação, RPPS, Consórcio Público e Fundos e o Controle Social.

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo site do TCE (www.tce.pr.gov.br/tcacao_eventos_agendados.aspx). Mais informações pelos telefones (41) 3350-1683 e 3350-1744.

Evento: Jornada de Orientação Técnica
Datas: 15 e 16 de setembro
Horário: 8h30 às 17h30
Cidade: Maringá
Local: Auditório Dona Etelvina, Bloco 7, do Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Avenida Guedner, 1.610, Jardim Aclimação.
Inscrições: www.tce.pr.gov.br/tcacao_eventos_agendados.aspx
Informações: (41) 3350-1683 e 3350-1744.

Texto: Jean Féder
Ilustação: Arquivo
Áudio: Jorge Cury Neto
Coordenadoria de Comunicação Social TCE/PR

Fonte: TCE PR

 Veja Também