x
Acesso à Informação

Urnas biom?tricas

A seis dias das elei?es, Balsa Nova est? pronta para as urnas biom?tricas

Terça-feira, 28 de setembro de 2010


Ouvir matéria

Chefe do Cartório Eleitoral de Campo Largo, responsável pelo município vizinho, afirma estar confiante no sucesso da nova tecnologia
Faltando pouco menos de uma semana para as eleições 2010, a cidade de Balsa Nova, região Metropolitana de Curitiba, encara os preparativos finais para ser a única cidade do estado a ter a votação em urnas biométricas. O novo sistema de identificação dos eleitores faz parte dos esforços do governo para alcançar o Registro de Identificação Civil (RIC), que constitui o cadastro único para o cidadão, com prazo de nove anos para chegar a todos os brasileiros.

Segundo Denílson Schmitt dos Santos, Chefe de Cartório de Campo Largo – responsável pelas eleições em Balsa Nova -, o TSE informou ao município que as dificuldades que ocorreram tanto durante o recadastramento dos eleitores, quanto durante a simulação de votação, foram sanadas. Apesar da garantia do TSE, Schmitt lembra que, depois da simulação, não houve mais nenhum teste com as urnas. Elas já estão todas lacradas e prontas para a eleição.

Independente da questão dos problemas apresentados na leitura biométrica de alguns leitores, os mesários que foram treinados depois da simulação já receberam orientações para não perderem tempo fazendo inúmeras tentativas de identificação biométrica. “Caso o eleitor não seja identificado na primeira vez, a orientação é liberar a urna para a votação normal, sem a identificação biométrica”, explicou, em entrevista por telefone à Gazeta do Povo.

“O maior problema durante a simulação foi a sensibilidade do reconhecimento biométrico, que não era suficiente. Se o equipamento estiver melhor calibrado para a leitura, ele vai funcionar melhor dessa vez”, diz Schmitt.

Os leitores que não foram cadastrados durante os cinco meses de recadastramento tiveram os seus títulos cancelados. A situação só poderá ser regularizada após a eleição. Esses eleitores não poderão votar no próximo domingo.

A votação biométrica é um sistema de votação que dispensa o título eleitoral, pois reconhece o eleitor pelas impressões digitais dos dedos polegares e indicadores. Ao todo 60 municípios do país terão votação pelo sistema. Até 2018 o Tribunal Superior Eleitoral pretende implantar as urnas biométricas em todo o país.

 

Fonte: Gazetado Povo

 Veja Também