x
Acesso à Informação

Granizo compromete 2 mil hectares

Granizo compromete 2 mil hectares de lavoura em Guarapuava

Segunda-feira, 22 de novembro de 2010


Ouvir matéria

Dois dias depois do temporal de granizo que atingiu Guarapuava, produtores da região ainda calculam os prejuízos. Conforme levantamento preliminar concluído ontem pela Cooperativa Agrária, aproximadamente 2 mil hectares de lavouras nas colônias de Vitória, Jordãozinho e Cachoeira, no distrito de Entre Rios, foram afetados. Sem citar números, o gerente de cooperados, Roberto Sattler, informou que as culturas de inverno como trigo e cevada foram as mais prejudicadas, apesar de áreas recém semeadas com milho e soja também terem registro de perdas.
Ele ressalta que apenas uma parte das lavouras da cooperativa se encontra na região atingida e que o restante está situado em outras comunidades do distrito de Entre Rios e em vários municípios das regiões Centro-Sul e Centro-Oeste do Paraná. Os cooperados da Agrária cultivaram neste inverno cerca de 27 mil hectares de cevada e 30 mil hectares de trigo.
“Considerando a safra como um todo, o volume perdido foi pouco significativo. Mas para os cerca de 50 produtores que tiveram lavouras atingidas pelo granizo os prejuízos foram grandes”, diz Sattler, observando que há casos em que houve perda total da lavoura.
No final da tarde de ontem voltou a ocorrer granizo em Entre Rios, mas em pouca quantidade e sem registro de danos. Segundo o Simepar, a previsão para a região é de tempo firme nos próximos dois dias. No final de semana, a chegada de uma nova frente fria ao Paraná coloca os Campos Gerais novamente em alerta.

Fonte: Gazeta do Povo

 Veja Também