x
Acesso à Informação

TECNOLOGIA

"Carro-bab?" promete entreter crian?as no banco de tr?s com internet m?vel ultrarr?pida

Quinta-feira, 03 de março de 2011


Ouvir matéria

Você já cantou todas as músicas infantis da moda, lembrou-se das mais variadas histórias e pediu para seu filho contar todas as vaquinhas nos morros ao longo da estrada. Mas não adianta: distrair uma criança durante uma viagem de carro é tarefa dominada por poucos. A boa notícia é que a tecnologia ajuda como “babá”: com internet móvel ultrarrápida, o carro do futuro vai deixar você dirigir mais tranquilo. A novidade foi apresentada na Cebit 2011, feira de eletrônicos que acontece em Hanover, na Alemanha.

O carro conceito em questão é o Prius, modelo elétrico da Toyota, que se transformou num centro de entretenimento graças ao uso da tecnologia LTE (Long Term Evolution), ou rede de internet móvel 4G, demonstrada pela Alcatel-Lucent. Enquanto a velocidade de conexão desse novo padrão pode atingir cerca de 40 Mbps, a rede 3G fica com uma média bem mais baixa, de 1 Mbps.
 
Um pequeno modem no carro fornece uma conexão rápida o suficiente para os passageiros assistirem sem interrupções a vídeos no YouTube, jogarem online (no site infantil Kabillion), escolherem rádios na internet pelo Pandora e usarem mais de 1,5 mil aplicativos da Chumby, espécie de “App Store”. O projeto ainda deve ser aperfeiçoado pelas empresas participantes e não tem data de lançamento, nem preço definido.
 
O conteúdo é acessado em quatro telas. Uma fica no console central do carro, para o motorista, outra é para o passageiro dianteiro e mais duas ficam embutidas atrás do encosto dos bancos da frente. Todas, multitoque, são facilmente operadas.
 
A má notícia para o motorista é que sua tela não tem toda a diversão reservada para os passageiros – e seria um tanto difícil assistir a filmes enquanto dirige.  “Cada montadora deverá adaptar esse console de forma que nenhuma lei de trânsito seja infringida, afetando a segurança do motorista e dos demais passageiros”, alerta Georg Müller, gerente de contas da QNX, empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional do carro conceito.
 
Para o motorista, ficam reservados os sistemas de navegação e comunicação (que ajudam, por exemplo, a encontrar vagas no estacionamento), além do “mecânico virtual”. O aplicativo avisa sobre manutenção do veículo e até indica os postos de gasolina mais próximos quando o combustível está no fim.
 
Quer ainda mais mobilidade? O próprio carro fornece, além da conexão 4G, internet via Wi-Fi.  Sendo assim, você pode levar seu tablet (ou tablets) para viajar – no exemplo da Cebit 2011, o escolhido foi o PlayBook, da BlackBerry. 

Fonte: UOL

 Veja Também