x
Acesso à Informação

Disputas esportivas

Disputas esportivas movimentam v?rias cidades paranaenses

Segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Ouvir matéria

Prosseguiram neste domingo (21) as disputas da fase regional dos 25.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) nas oito sedes: Astorga, Cornélio Procópio, Goioerê, Ivaiporã, Mangueirinha, Prudentópolis, Santa Helena e São José dos Pinhais. 

Até o dia 27 de agosto equipes de 241 municípios buscam classificação para a fase final, que será disputada em outubro, nas modalidades de futebol, futsal, basquete, xadrez, handebol e vôlei, nas categorias masculino e feminino, a exceção do futebol disputado só por homens.

Nas modalidades coletivas classificam-se para a fase final apenas os campeões das oito regiões esportivas do Estado e mais alguns vices nas sedes com maior número de participantes nas respectivas modalidades. No futsal, por exemplo, modalidade que teve o maior número de inscrições, além dos campeões vão para a final três vices do masculino e dois do feminino. No futebol também vão para a final três vices-campeões.

A competição é organizada pelo Governo do Estado através da Secretaria Especial de Esporte do Paraná e Paraná Esporte, em parceria com os municípios-sedes. Participam da fase regional mais de 10 mil atletas de 803 equipes e 241 municípios. Os confrontos são entre seleções municipais com atletas de até 18 anos. As equipes das modalidades coletivas que disputam a fase regional são da Divisão B.

Nessa segunda-feira (22/8), serão conhecidos novos campeões de basquete feminino e também dois de handebol e outro de vôlei, pelo mesmo sexo. Esses campeões são de sedes com duas, três ou quatro inscrições nas referidas categorias. A disputa é em grupo único, no caso de dois participantes são dois ou três confrontos, e com três ou quatro componentes no grupo todos se enfrentam em três rodadas.

Nas categorias das modalidades coletivas com mais de seis inscrições o sistema de disputa é em grupos com duas etapas classificatórias para se conhecer os quatro semifinalistas. Assim nesta segunda-feira, com a terceira rodada, pelo menos um terço das equipes retorna para o seu município. 

As equipes da Divisão A das modalidades coletivas entram direto na fase final, quando estreiam também os inscritos em outras modalidades disputadas em divisão única, como o atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa e vôlei de praia. Também entram direto na fase final as equipes de Campo Mourão, por ser a sede.

TÍTULO - O Paraná tem o melhor time de handebol feminino adulto do Brasil. Representando pela equipe da Coca Cola/Unipar/Cianorte, o estado assegurou a primeira posição no Campeonato Brasileiro ao bater o Rio Branco, de Americana (SP), por 26 a 25, na decisão ocorrida no sábado (20/8) em Boa Esperança (PR). 

Na final, o nível técnico da partida foi dos melhores do campeonato Brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Handebol. O jogo foi equilibrado, as equipes oscilaram na ponta do placar, mas prevaleceu a garra das meninas do Paraná durante os 60 minutos da disputa.

Em cinco jogos, o Paraná obteve quatro vitórias e sofreu um único tropeço e justamente para o time de Americana, na fase classificatória. O técnico Newton Trindade valorizou a dedicação das jogadoras paranaenses. “Em nenhum momento, nem quando estávamos quatro gols atrás no placar, elas desistiram do título”, analisou.

Fonte: Agência de Notícias do Pr

 Veja Também