x
Acesso à Informação

Jogos da Juventude

Com 10 mil atletas, Jogos da Juventude come?am com festa

Segunda-feira, 22 de agosto de 2011


Ouvir matéria

A edição  25 do Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) começou com festa em sete das oito sedes da fase regional, mesmo com muita chuva na noite de sexta-feira (19/8). A competição, organizada pela Secretaria Especial de Esporte, Paraná Esporte e municípios-sedes, vai até o dia 27 de agosto. A chuva motivou do cancelamento da abertura em Prudentópolis. As outras foram realizadas em Astorga, Cornélio Procópio, Goioerê, Ivaiporã, Mangueirinha, Santa Helena e São José dos Pinhais. 

Participam da fase regional cerca de 10 mil atletas de 241 municípios. São 803 equipes nas modalidades de basquete, futsal, futebol, handebol, vôlei e xadrez. A exceção do futebol, disputado só pelo masculino, as demais disputas são para os dois sexos. Durante a primeira etapa de classificação, neste final de semana, serão realizados 900 jogos. A fase final, de 7 a 16 de outubro, acontece em Campo Mourão.

O secretário especial de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, esteve na sede Santa Helena, que reúne 38 municípios do Oeste do Estado, a maior das regionais. Ele destacou a atenção que o Governo do Estado dá aos jovens de 11 a 18 anos de idade, como subsídios para praticarem o esporte, citando o programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016), que dá 250 bolsas de R$ 500 cada para atletas olímpicos e paraolímpicos, com o patrocínio da Copel e Sanepar. Os atletas já assinaram os contratos, e muitos deles estarão na fase final dos Jogos da Juventude. De acordo com Roman, esse número pode ser aumentado para 400 bolsas no próximo ano.

Outro projeto lembrado pelo secretário, e que está sendo discutido, é o Esporte Formador, que oferecerá cerca de 1.000 bolsas no valor de R$ 150. “Teremos o programa miniatletismo nas escolas. A ideia é investir forte no atletismo envolvendo as escolas. Também teremos o projeto Paraná Enxuto – Obesidade Zero para combater a obesidade infantil, juvenil e adulta”, revela Roman.

As equipes das modalidades coletivas que disputam a fase regional são da Divisão B. Das 720 inscritas, 241 delas se classificarão para a fase final. Serão as campeãs das oito regiões esportivas do Estado e mais algumas vices nas sedes com maior número de participantes nessas modalidades. No xadrez, disputado em divisão única, participam 83 equipes. Vão para a fase final os campeões e vices de cada sede nas provas convencional, rápido e relâmpago – nessas duas últimas em cada tabuleiro. 

As equipes da Divisão A das modalidades coletivas, bem como as da Divisão B de Campo Mourão, cidade-sede, entram direto na fase final, quando estreiam também os inscritos em outras modalidades disputadas em divisão única, como o atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa e vôlei de praia. Os enxadristas de Campo Morão também estão classificados automaticamente. Os Jogos da Juventude são disputados por seleções municipais com atletas de até 18 anos de idade.

Fonte: Agência de Notícias do Pr

 Veja Também