x
Acesso à Informação

Montadora chinesa

Montadora chinesa de caminh?es pode se instalar no Paran?

Sexta-feira, 11 de novembro de 2011


Ouvir matéria

O secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, e a diretoria da montadora chinesa Sinotruk apresentaram ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, nesta quarta-feira (9), em Brasília, o projeto da montadora para construir uma fábrica no Brasil. Segundo Barros, o Paraná está em negociações avançadas com a empresa chinesa. “Foi uma boa reunião de trabalho, na qual o ministro teve conhecimento dos detalhes do empreendimento e das demandas da Sinotruk. Estamos trabalhando juntos para atrair mais esse investimento importante para o País”, disse o secretário.

A negociação com a Sinotruk é mais um investimento do Programa Paraná Competitivo. Criado no início do governo Beto Richa, o programa reúne uma série de medidas de incentivo ao setor produtivo, como dilação de prazos para recolhimento do ICMS, investimentos para melhoria da infraestrutura e da capacitação profissional, para tornar o Estado atrativo para novos empreendimento produtivos que gerem emprego, renda, riqueza e desenvolvimento sustentável em todo o estado.

Até o momento, o Paraná Competitivo tem confirmados R$ 7,5 bilhões em novos investimentos e outros R$ 15 bilhões em negociação. Os anúncios de investimentos mais recentes no segmento automotivo foram da francesa Renault, que vai ampliar a unidade em São José dos Pinhais; da japonesa Sumitomo, que vai fabricar pneus em Fazenda Rio Grande; a norte-americana Paccar, que vai produzir caminhões DAF, em Ponta Grossa; e a Caterpillar vai produzir retroescavadeiras em Campo Largo.

“Estamos consolidando o Paraná como segundo e o mais moderno polo automotivo do país”, reafirmou Ricardo Barros.

A EMPRESA – A Sinotruk, conhecida como CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation), foi constituída na China em 1935. No início da década de 1980, adquiriu tecnologia de motores Steyr, formando também outras parcerias ao longo do tempo com Eaton, ZF, Jost e Wabco. De 2003 a 2008, manteve joint-venture com a Volvo. Em 2009, a alemã MAN assinou um acordo de parceria estratégica e tecnologia com a Sinotruk, comprando 25% de participação da montadora chinesa.

A montadora já possui em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, um centro de distribuição inaugurado em setembro onde abriga peças do modelo Howo, que é importado desde abril de 2010.

Fonte: Agência de Notícias do Pr

 Veja Também