x
Acesso à Informação

Fiscaliza??o em 2012

Popula??o elege o terceiro setor como prioridade na fiscaliza??o em 2012

Quinta-feira, 22 de dezembro de 2011


Ouvir matéria

    Dados preliminares da enquete colocada pelo TCE à disposição da população indicam que 26% elegem o segmento como prioritário na fiscalização da área da Saúde, em 2012. Conselhos municipais, com 13% das preferências, e hospitais regionais, com 8,5%, vêm em seguida

A atuação do terceiro setor – segmento formado por organizações do setor privado que prestam serviços de utilidade pública – é o assunto, na área da Saúde, que desperta o maior interesse da população. É o que apontam os dados parciais da enquete que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) colocou, desde o último dia 2, à disposição da população. Dos 20 itens listados, o quesito conta com 26% das respostas.

A enquete pode ser respondida por qualquer cidadão na página do TCE na internet, em www.tce.pr.gov.br. Basta clicar, no menu da direita, no banner “Enquetes e pesquisas”. As respostas dadas pela população serão usadas pelo Tribunal para planejar a fiscalização da Saúde, em todo o Paraná, ao longo de 2012. O questionário ficará à disposição dos interessados até o dia 15 de janeiro.

Nos primeiros 18 dias – a parcial vai até esta terça-feira, dia 20 – um total de 575 pessoas respondeu ao formulário, o que dá uma média de 29 participações diárias. A atuação das entidades do terceiro setor foi seguida pela “atuação dos conselhos municipais” de saúde, com 13% das preferências, e dos “hospitais regionais”, com 8,5% das citações. Na sequência vêm “combate ao craque”, que registrou 7,3% das respostas, e “assistência farmacêutica”, que respondeu por 6,8% das menções.

Os 20 assuntos listados envolvem, ainda, itens como o Programa Saúde Bucal, as unidades de pronto atendimento e o combate à dengue. O desempenho da Central Estadual de Transplantes, o número de leitos de UTI disponíveis e a vigilância sanitária também fazem parte da relação, entre outros assuntos.

Terminado o prazo da consulta, os resultados serão tabulados e será montado um ranking, em ordem decrescente de votação. As prioridades definidas pela população farão parte do Plano Anual de Fiscalização do Tribunal de Contas para 2012.


Texto: Omar Nasser Filho
Foto: Arquivo

Coordenadoria de Comunicação Social TCE/PR

Fonte: TCE PR

 Veja Também