x
Acesso à Informação

Fam?lia e Desenv.Social

Novos Centros Especializados v?o fortalecer rede de prote??o ?s fam?lias

Sexta-feira, 16 de agosto de 2013


Ouvir matéria

O Governo do Estado vai construir mais 12 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). O aumento no número de unidades beneficiará diretamente 160 mil pessoas que tiveram seus diretos violados e precisam de atendimento do Estado. O investimento será de mais de R$ 6 milhões de recursos do tesouro estadual.

Para a secretária da Família, Fernanda Richa, a expansão desta rede de proteção especial é importante para que o atendimento dessas pessoas aconteça o mais próximo possível de onde moram. “É fundamental fortalecer e aumentar as possibilidades de inclusão da família e indivíduos novamente na sua comunidade”, afirma Fernanda.

O Creas é o local onde são atendidas as circunstâncias mais graves voltadas para famílias e indivíduos que vivenciam violação de direitos ou estão em situação de ameaça. São casos que envolvem, por exemplo, violência física, psicológica ou sexual. Também prestam atendimento quando acontece abandono, discriminação, negligência, abandono e exploração do trabalho infantil, além de oferecer assistência para pessoas em situação de rua ou mendicância.

O atendimento se dá por meio de intervenções especializadas, de forma personalizada e continuada, e vai desde a escuta até os encaminhamentos para a rede de proteção social e o sistema de garantia de direitos.

Atualmente, a rede de Creas do Paraná é composta por 141 unidades, em 119 municípios. Só no ano passado o Governo do Estado investiu R$ 3,7 milhões para o cofinanciamento de serviço especializado de acompanhamento às famílias (Paefi), que acontece dentro dos Creas. Os recursos são do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) e deliberados pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

O convênio para a construção dos Creas será realizado entre a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e os 12 municípios contemplados que deverão cumprir as exigências determinadas na deliberação nº 062/2013 do Ceas (www.ceas.pr.gov.br).

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em:

www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Municípios contemplados Creas:

1. Anahy

2. Antônio Olinto

3. Arapoti

4. Boa Esperança

5. Cruz Machado

6. Guaraniaçu

7. Janiópolis

8. Laranjal

9. Maria Helena

10. Ortigueira

11. Pontal do Paraná

12. Reserva

Fonte: Agência de Notícias do Estado

 Veja Também