x
Acesso à Informação

Emprego

Ag?ncias do Trabalhador do Paran? oferecem 22 mil vagas de emprego

Segunda-feira, 19 de agosto de 2013


Ouvir matéria

As 220 Agências do Trabalhador do Paraná têm disponíveis 22.472 vagas de emprego. Os interessados em concorrer a uma vaga podem procurar uma das unidades mais próximas e fazer o cadastro. Grande parte das vagas não exige experiência e há oportunidades de emprego para todos os níveis de escolaridade.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, o Paraná vive um momento importante. “O mercado de trabalho está bastante aquecido com oferta de mão de obra para os diversos setores da economia, o que facilita a conquista de trabalho e a permanência no emprego”, destacou Romanelli.

Na Agência do Trabalhador de Curitiba, existem 4.775 postos de trabalho. As ocupações com maor número de vagas são: atendente de balcão (180), auxiliar de cozinha (205), auxiliar de linha de produção (179), caixa de supermercado (204), eletricista (92), pedreiro (185), servente de obras (297) e operador de telemarketing ativo e receptivo (120).

Rosangela Muckler, de 39 anos, mora em Pinhais e foi à Agência do Trabalhador de Curitiba em busca de uma vaga para caixa de supermercado. “Sempre trabalhei na área do comércio, às vezes como caixa, outras, como promotora de vendas. Agora quero trabalhar como caixa novamente porque já tenho experiência, o que facilitará minha volta ao mercado de trabalho mais rapidamente”, diz ela. Rosângela tem uma filha pequena e por isso não pode ficar sem emprego. “Eu preciso de uma renda mensal porque minha filha depende de mim. Além disso, divido despesas com outras pessoas da minha família”, explica ela.

VAGAS - A agência de Araucária, região metropolitana de Curitiba, oferece 911 vagas. A maioria das oportunidades é para auxiliar de linha de produção (266), operador de telemarketing ativo e receptivo (206) e auxiliar de cozinha ((98).

Trabalhadores que moram em Cambé, no Norte do Estado, também podem procurar a Agência do Trabalhador, que está com diversas vagas abertas. São 314 postos de trabalho, entre as quais, para carpinteiro (32), operador de máquinas fixas em geral (19) e pedreiro (23).

Em Cascavel, na região Oeste, as oportunidades de emprego são para auxiliar de linha de produção (77), costureira em geral (29), garçom (13), oficial de serviços gerais (35), entre outras.

Cianorte, na região Noroeste, está com 475 vagas disponíveis. Há oportunidades para costureira em geral (110), dobrador - revisor em fábrica de tecidos (35), montador de móveis de madeira (20) e passador de roupas (36).

Os profissionais com formação universitária completa, e também os que estão cursando o ensino superior, encontram vagas para analista contábil, encarregado administrativo, estilista de moda, assistente de vendas, auxiliar de escritório, assistente administrativo, entre outras colocações.

As pessoas com deficiência que buscam inserção no mundo do trabalho, também podem ir até a Agência do Trabalhador mais próxima e fazer o cadastro. Em Curitiba, a Agência está com 536 vagas disponíveis para todos os níveis de escolaridade. Entre as quais, engenheiro, arquiteto, enfermeiro, analista de sistemas, diagramador desenhista, técnico em edificações, soldador, auxiliar de linha de produção, cobrador de ônibus e empacotador.

QUALIFICAÇÃO – Todas as segundas e quartas-feiras, às 10h30, a Agência do Trabalhador de Curitiba oferece palestra sobre empregabilidade, com informações sobre como elaborar um currículo e como se preparar adequadamente para entrevista e se manter no emprego.

Os trabalhadores interessados devem comparecer às agências com documentos pessoais (carteira de trabalho, RG e CPF). Em Curitiba, a agência funciona na Rua Pedro Ivo, 744, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. As pessoas com deficiência devem apresentar os mesmos documentos mais o laudo médico. Após efetuar o cadastro em qualquer uma das 220 agências do trabalhador no Estado, o trabalhador recebe uma senha que permitirá atualizar e reservar vagas pela internet no site www.trabalho.pr.gov.br.

As empresas interessadas em selecionar trabalhadores podem entrar em contato com as agências por telefone. Em Curitiba, os empregadores em busca de funcionários devem ligar para 3883-2200 ou comparecer à agência. Todos os serviços de recrutamento, seleção e colocação dos trabalhadores são gratuitos.

Fonte: Agência de Notícias do Estado

 Veja Também