x
Acesso à Informação

Esporte

Londrina recebe 4 mil atletas para os Jogos Escolares da Juventude

Quinta-feira, 04 de setembro de 2014


Ouvir matéria

Aproximadamente quatro mil atletas de 12 a 14 anos disputam a partir de quinta-feira (4) os Jogos Escolares da Juventude.  A abertura oficial será a partir das 17h, no Ginásio de Esportes Moringão. A cerimônia é aberta ao público e terá apresentações esportivas e artísticas, com a presença de 27 delegações, sendo uma de cada estado do Brasil (apenas o Acre não participa), mais o Distrito Federal e a cidade-sede. As delegações representam mais de 1.300 escolas de todo o país. As competições vão até o dia 13 de setembro, em diversos locais de Londrina.

Ao todo, serão disputadas 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. As competições individuais serão realizadas entre sexta-feira (5) e domingo (7). Do dia 9 até o dia 13 serão realizadas as competições coletivas.

Além de ser uma oportunidade para o surgimento de novos atletas, o evento contribui para a inserção social dos jovens alunos por meio do esporte. “Esse evento tem uma importância significativa na questão educacional. Estamos usando a questão educação e esporte como uma ferramenta de transformação. Evidentemente, em função do crescimento dos jogos desde 2005, a gente já começa a ter resultados no rendimento desses futuros atletas”, diz Edgar Hubner, diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude.

Para Hubner, a competição é uma oportunidade para o surgimento de novos atletas olímpicos. Dos 97 atletas brasileiros que participaram dos Jogos Olímpicos da Juventude em Nanquim, encerrados na última semana, 54 passaram pelos Jogos Escolares da Juventude, entre eles sete medalhistas. “Não dá para dizer que estarão prontos para 2016, até pela questão da idade desses atletas. Mas os próximos Jogos Olímpicos da Juventude serão em 2018, em Buenos Aires, com jovens de 16 e 17 anos, e os que vão competir aqui em Londrina terão condições de estar disputando medalhas”, aponta o diretor dos jogos.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador dos Jogos Escolares da Juventude, são 4.600 pessoas envolvidas no evento entre atletas, técnicos e dirigentes. Além disso, 250 voluntários vão auxiliar na organização dos jogos. “Serão 55 mil refeições diárias, com os envolvidos hospedados em 22 hotéis de Londrina, Arapongas e Cambé”, explica Hubner.

De acordo com a Prefeitura de Londrina, foram investidos na cidade aproximadamente R$ 3 milhões. A expectativa é que os Jogos Escolares movimentem em torno de R$ 8 milhões, entre diárias de hotel, refeições e outros gastos.

Centro de Convivência
O Centro de Eventos de Londrina, na zona sul da cidade, será sede do Centro de Convivência dos Jogos Escolares da Juventude, onde serão realizadas atividades culturais e educacionais, assim como a alimentação. O espaço será também um ponto de encontro entre os milhares de atletas.

“Temos o objetivo de integração nesse espaço. Como eles fazem as refeições aqui, é um ponto de encontro e também para passarmos conteúdos como hidratação, alimentação, cuidado com o repouso, a questão das cerimônias de premiação. Aqui é um local também para conhecer pessoas, interagir e fazer atividades nas horas de lazer”, diz o diretor-geral dos Jogos Escolares.

Embaixadores
Treze atletas foram escolhidos como embaixadores da etapa dos Jogos Escolares da Juventude em Londrina, entre eles quatro medalhistas olímpicos: Natália Falavigna (bronze em Pequim 2008, no taekwondo), Vanderlei Cordeiro (bronze em Atenas 2004, na maratona), Carlos Honorato (prata em Sydney 2000, no judô) e Elisângela Oliveira (bronze em Sydney 2000, no vôlei). Os atletas estarão nos locais de prova e no Centro de Convivência participando de palestras e de atividades culturais.

“A ideia é que a gente dê a oportunidade para os jovens atletas conhecerem um pouco mais da realidade desses embaixadores, diferente do que eles conhecem no dia-dia”, explica Edgar Hubner.

Fonte: G1

 Veja Também