x
Acesso à Informação

Falta de matéria-prima e insumos traz problemas para abastecimento de medicamentos

Quarta-feira, 22 de junho de 2022

Última Modificação: 24/06/2022 13:21:45 | Visualizada 51 vezes


Ouvir matéria

Falta de matéria-prima e insumos traz problemas para abastecimento de medicamentos

O sistema de saúde da região, do Paraná e do Brasil, estão passando por uma fase de desabastecimento de medicamentos. A ausência de matéria-prima para compor a produção de medicamentos e de insumos frequentemente utilizados, têm dificultado a manutenção de estoques não só em farmácias, mas em hospitais e unidades públicas de saúde, e em Manoel Ribas, infelizmente o problema se reflete.

Além da falta de insumos para produção dos medicamentos, diversas empresas fornecedoras de medicamentos para a Prefeitura e Estado estão cancelando os pedidos de itens das atas de registros de preços, o que contribui também na dificuldade de suprir os estoques.

A Secretaria de Municipal de Saúde informa que, o município, a exemplo de outras cidades da região, também foi afetado pela crise. Há registro de faltas de acetilcisteína pediátrico, acebrofilina, Aerolin gotas, Koid D, cefalexina, amoxicilina 500mg, azitromicina, ciprofloxacino, levofloxacino 500, cloreto de sódio 09% (soro), além de muitos outros medicamentos de suma importância para o funcionamento do serviço público.⠀

A pasta esclareceu que tem empreendido esforços no sentido de mitigar a falta desses remédios, com o contingenciamento e uso racional do estoque nas próprias unidades.

A falta de medicamentos tem influenciado, inclusive, na alta demanda nas Unidades Básicas de Saúde, já que, muitas vezes, os pacientes precisam retornar ao atendimento porque não encontraram a medicação prescrita.

A Prefeitura de Manoel Ribas informa que a falta de medicamentos, não se trata de falta de planejamento ou gestão por parte do Município, ocorre que por conta do atual cenário que estamos enfrentando, em que se instalou de maneira crescente em todo o território nacional, sem prazo para a normalização.

Fonte: Redes Sociais da Prefeitura Municipal de Manoel Ribas

 Galeria de Fotos

 Veja Também