x
Acesso à Informação

Defesa Civil

Bombeiros e Defesa Civil alertam para alto risco de inc?ndio florestal

Terça-feira, 03 de setembro de 2013


Ouvir matéria

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros do Paraná alertam para o risco elevado de incêndios florestais em função do clima. As recentes geadas e a previsão meteorológica do Simepar de tempo seco e temperaturas elevadas em todo o Estado até a próxima semana aumentam consideravelmente a possibilidade de incêndios.

Para reduzir os riscos é preciso tomar algumas precauções. É importante não realizar queimadas neste período, nem mesmo para a limpeza de terrenos baldios e não eliminar lixo ou entulho com fogo. A orientação é para que se redobre os cuidados na estrada e não jogar fósforos ou bitucas de cigarro pela janela do veículo. Outra recomendação é não soltar balões e não fazer fogueiras.

Em caso de incêndio ambiental, comunique o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Em todo o Estado, a ligação será direcionada para uma central. Caso a região não possua Corpo de Bombeiros nas proximidades, o atendimento será repassado aos Bombeiros Comunitários ao a uma regional da Defesa Civil.

HISTÓRIA – Há 50 anos, o Paraná decretou Estado de Calamidade Pública em função de um dos maiores incêndios florestais que há atingiram o país. Em 1963, no período chamado de “Paraná em Flagelo”, o fogo consumiu cerca de 2 milhões de hectares no Estado, incluindo florestas, lavouras e áreas de pastagem. Foram registradas 73 mortes. Aproximadamente 4 mil casas foram destruídas e 5,7 mil famílias ficaram desabrigadas. Em 2012 foram registrados no Paraná 7.375 incêndios florestais. Em 2013 já são 3.700 casos até agora. Em julho do ano passado ocorreram 556 incêndios florestais. Em julho de 2013 foram 689 casos.

Fonte: Agência de Notícias do Estado

 Veja Também