Covid-19

COVID-19

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saúde

Manoel Ribas sedia Curso de Capacitação em Sistema de Informação em Saúde referente às Ações de Alimentação e Nutrição.

Quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Visualizada 378 vezes


Nesta terça-feira dia 29 de outubro de 2013 acontece no Município de Manoel Ribas o Curso de Capacitação de Profissionais de Saúde dos Municípios de abrangência da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã que trabalham na área de alimentação e nutrição em sistemas de informação em saúde com a participação das técnicas do nível central Célia Regina Ratiguieri e Monica Pereira da Superintendência de Atenção à Saúde.

O objetivo é pactuar as ações de assessoria e monitoramento dos municípios para a inserção de dados nos sistemas.

Pactuar com os participantes, ações de multiplicação dos conhecimentos adquiridos contribuir para o desenvolvimento de competências nos profissionais de saúde a fim de se tornarem agentes de mudança na utilização dos sistemas de informação em saúde referentes a ações de alimentação e nutrição para outros profissionais.

A informação se destaca no contexto da gestão da saúde, conhecer a ferramentas disponíveis para produzir informação em saúde torna-se imprescindível uma vez que significa otimizar recursos, adotar estratégias e decisões compatíveis com a realidade, elaborar projetos para captação de recursos, regular a produção, monitorar ações e serviços, dar transparência aos atos, integrar-se regionalmente ao sistema entre outras atribuições inerentes a uma gestão coerente, com os princípios e diretrizes do atual sistema.

Os Sistemas de Informação em Saúde referentes às ações de alimentação e nutrição correspondem a um conjunto de sistemas que têm como objetivo principal promover dados contínuos sobre as condições nutricionais e alimentares da população. Atualmente, estes abrangem o SISVAN Web, módulo de gestão do bolsa família e sistemas de informações da vitamina A.

O SISVAN Web é um sistema informatizado da vigilância alimentar e nutricional para registro de informações do estado nutricional e do consumo alimentar dos usuários do Sistema Único de Saúde atendidos tanto nos estabelecimentos de saúde como por profissionais da equipe da saúde da família ESF/PACS.

O modulo de gestão do Programa Bolsa Família - PBF é especificamente para o monitoramento das condicionalidades de saúde dos beneficiários do PBF que são: o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos e acompanhamento da saúde de gestantes.

O módulo de gerenciamento do programa nacional de suplementação de vitamina A poderá ser utilizado de forma que os três níveis de gestão (municipal, estadual e federal) possa direcionar e focalizar suas ações propostas no intuito de atender e superar as metas pré-estabelecidas.

Com esta capacitação a 22ª Regional de Saúde objetiva assessorar os municípios na implementação, manuseio, monitoramento e avaliação das informações produzidas com estas ferramentas na rede de alimentação e nutrição do sus.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

Horário de Atendimento: 08:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00 Última Atualização do Site: 16/11/2020 09:50:50

Rua 7 de Setembro - Centro - Manoel Ribas - Paraná

(43) 3435-1223

contato@manoelribas.pr.gov.br