x
Acesso à Informação

Saúde

Porto de Paranaguá reforça ações de combate à dengue

Segunda-feira, 30 de novembro de 2015


Ouvir matéria

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) intensificou as ações de orientação, limpeza e dedetização na área portuária para combater a dengue. São medidas que vão desde a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti até orientação aos cerca de dois mil funcionários que atuam na área administrativa e no cais do Porto de Paranaguá todos os dias. 

Um panfleto contendo dicas sobre como se proteger da dengue e sobre os sintomas da doença está sendo distribuído nos portões de entrada dos trabalhadores portuários. Também foram reforçadas as orientações sobre a eliminação de recipientes que podem acumular água e de outros possíveis criadouros do mosquito. 

Entre as medidas estão o descarte correto de lixo orgânico e de material reciclável, disponibilizar lixeiras funcionais de acordo com material a ser descartado, vistoriar possíveis pontos que possam vir a ser foco do mosquito e adotar ações para eliminá-los. 

“Os cuidados com manutenção e limpeza foram redobrados”, ressalta o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino. "Buscamos o envolvimento de toda comunidade portuária no controle e combate à doença". Ele informa que também estão sendo promovidas reuniões com os operadores portuários com o objetivo de enfatizar os cuidados de manutenção necessários para evitar focos de proliferação. 

Além disso, a Sessão de Assistência Médica e Social do Porto de Paranaguá está realizando palestras para os funcionários dos operadores e empresas terceirizadas sobre a campanha de combate à dengue. 

ESTADO DE ALERTA - Nesta semana, a Prefeitura de Paranaguá decretou estado de alerta contra a dengue. Com a assinatura do decreto, nenhum morador poderá se negar a abrir a porta de sua residência para que os agentes entrem e analisem o quintal e passem orientações sobre a dengue. 

Nesta segunda-feira (30) e terça (01) haverá um grande mutirão em Paranaguá, organizado pelas Secretarias de Estado de Saúde (1ª Regional de Saúde), Exército e Secretaria Municipal de Saúde. O mutirão terá cerca de 1,2 mil voluntários, incluindo equipes da Appa. 

O vírus da dengue é transmitido da pessoa doente para o mosquito sadio, que repassa para outra pessoa através da picada da fêmea do mosquito. A fêmea tem hábitos diurnos e permanece com o vírus durante toda a vida. 

O boletim epidemiológico aponta 130 casos de dengue na cidade, e com o excesso de chuvas e a chegada do verão o avanço da doença poderá ser inevitável se a população não colaborar para diminuir os criadouros do mosquito que devido ao calor a proliferação do inseto aumenta. 

O prefeito de Paranaguá Edison Kersten explica que a comunidade precisa cooperar com o mutirão. “Temos uma situação de emergência na nossa cidade e a sociedade civil precisa colaborar para que o mutirão seja um sucesso, visto que o avanço da dengue é maior e estamos nas proximidades do verão, a estação mais propícia para aumento do número de casos. Pedimos a nossa comunidade que participe ativamente e vamos eliminar o mosquito da dengue”. 

Fonte: AEN - Agência Estadual de Notícias

 Veja Também